“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



domingo, 12 de junho de 2011

Respingos. Uma foto que fala: todos somos vítimas do sistema prisional

Domingo é um dia para alegrias e amenidades.

No entanto, há casos nos quais temos um dever moral de quebrar esta diretriz e que a divulgação busca contribuir com  um mundo melhor.  Somos conformados com o sistema prisional porque não o vemos. Ele fica invisível aos nossos olhos e sentimentos.
 A foto foi postada pelo Juiz Sidinei Brzuska, no Facebook, ilustrando a situação caótica do sistema prisional. Veio acompanhado com o seguinte comentário: “Os servidores também são vítimas do descaso. Leptospirose e tuberculose estão entre as doenças por eles contraídas.” 

Nos comentários à referida foto a colega Nilda Margarete Stanieski lembra o efeito multiplicador deste descaso: “Toda a população é vítima do descaso na medida em que presos recebem visitas que transitam em inúmeros locais fazendo uso do transporte coletivo…tuberculose, hepatite C e várias outras doenças infecto contagiosas saem de dentro dos presídios através de todos que pelo mesmo passam… É CASO DE SAÚDE PÚBLICA..”


* Juiz de Direito. Um dos editores de Judiciário e Sociedade.

Nenhum comentário: