“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



sexta-feira, 15 de abril de 2011

A MÃO DE DEUS

RETIREI O TEXTO A SEGUIR DO EXCELENTE BLOG DIÁRIO DE UM JUIZ.


No ano de 2010 realizei audiência para ouvir o detento Almir Maquiné num processo penal de latrocínio. Depois desse encontro, a única notícia que tive dele é que tentaram matá-lo com quatro tiros, um deles atingindo a região da cabeça.

Maquiné sobrevivera, contavam.
Semana passada, o anúncio da funcionária: “doutor, o Maquiné taí fora e quer falar com o senhor.”
Autorizo a entrada e vejo um outro Maquiné. Elegantemente vestido, barba feita, Bíblia na mão sã (perdeu o movimento da outra em razão do atentado), bem diferente do trapo humano que eu guardava na memória.
Maquiné me conta as boas novas. Os tiros de revólver não lhe tiraram a vida.
Dizem que Deus pune o homems por suas falta deixando-o viver. Maquiné discorda. Tem convicção que Deus permitiu-lhe a sobrevivência para uma missão mais nobre: espalhar Sua palavra.
A folha criminal Maquiné é extensa. São doze processos, variando de um simples furto, passando pelo tráfico, até um latrocínio. Ele admite ter cometido muitos erros, mas que agora esses erros ficaram no passado. Tem ciência que poderá vir a ser condenado, mas diz que está pronto para pagar a pena que lhe for imposta.
Ah, sim. Maquiné foi me presentar com um DVD contendo seu testemunho de vida. Estava acompanhado do repórter Wanderley Modesto, também convertido ao Evangelho.
À noite, assisti o video na companhia da minha esposa. O relato de Maquiné acerca da vida desregrada que levava, maltrantando semelhantes, magoando esposa, pais, amigos e a luta renhida para recuperar-se deixou nossos olhos lacrimosos. Não tem como não se emocionar.
Ambos permitiram que fossem por mim fotografados (Maquiné é o da direita).

Nenhum comentário: