“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



terça-feira, 12 de abril de 2011

FRAGMENTO DO MEU PENSAMENTO


GOOGLE IMAGENS

Terminaram-se as provas. Momento reservei para meditar sobre as muitas possibilidades (positivas e negativas) que enfrentarei após formado. Ao som de TIM MAIA estou em plena madrugada observando os meus próprios pensamentos.

Antes, porém, agradeço por não haver deixado com que os bancos acadêmicos tolhessem minha sensibilidade. Acompanho, diariamente, os (as) amigos (as) se enveredarem por esse caminho sem volta. Lamento. Mundo cruel para os desumanos consigo mesmo.

Sou um privilegiado pelo fato de estar materializando o sonho em poder concluir um curso universitário tendo em vista o percentual de brasileiros que não conseguem tal feito. Tenho mais motivos para agradecer porquanto sou o único da família a conquistar (prestes a conquistar!) essa proeza.

Minha origem, jamais neguei e estou certo de que não há essa possibilidade. Aconteça o que acontecer, sou eu mesmo. Aprendi a moldar meu próprio caráter. Só quem viveu onde “vivi” e conseguiu sair de lá sem haver sido “esmagado” pelo sistema é legitimado para valorizar o momento encantador que é estar sentado em um banco acadêmico. 

Vi, infelizmente, muitos amigos morrerem. Outros, o sistema carcerário os recolheu. Extremo leste de São Paulo era o lugar onde "vivi" boa parte de minha vida. Lá, como de fato aconteceu, situações ASSIM é coisa corriqueira. O poder público constantemente está visitando a região. Sabe como? Através do IML (Instituto Médico Legal).

Fico admirado, porém respeito, o posicionamento de alguns colegas, que, pasmem!, não tiveram a oportunidade de, sequer, sair da pequena cidade interiorana onde moramos e conhecer de perto como o poder público atua, principalmente na zona Leste de São Paulo.

Quiçá a visão de mundo que eles nutrem mudaria, e muito. Arrogância é a principal característica daqueles que colocam um Vade-Mécum (código de leis) debaixo do braço e cometem o terrível equívoco de “achar” que adquiriram o direito de inferiorizar os demais.

Certa vez, comentou um professor “que não basta a formação acadêmica em si. É preciso muito mais que isso, ou seja, deve-se preocupar também com a formação humanística.” Eu, pagando carona na fala do professor acrescento que é necessário recuperar (somente àquele que um dia possuiu) a sensibilidade.        

Sobre as possibilidades (primeiro as positivas) que havia comentado no início desse texto, quero destacar que intensificarei meus esforços no sentido de que, após formado, serei um forte candidato ao ingresso na carreira de defensor público.

Com relação às possibilidades negativas, vou tão somente desconsiderá-las.

2 comentários:

Rosivaldo disse...

Belo.
Você é um vencedor!

Jaqueline Köhn disse...

Sabe, neste domingo fui visitar meus filhos que estão estudando fora.Pegamos a estrada, primeiro até Inconfidentes-MG, onde estuda Felipe no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia.Depois partimos para Lavras, lá o mais velho ingressou na UFLA,também federal e cursa engenharia Ambiental.
Queria te contar da minha satisfação em vê-los, jovens, sem vícios, batalhando o futuro.
Voltei tão realizada, tão feliz e vendo vc falar aqui do seu empenho, imagino também a alegria de seus pais, de seus familiares, de seus amigos em ter alguém especial como vc no caminho do bem ...
É muito bom saber que, diante de tanta desgraça que a mídia nos mostra e só nos mostra isso, saber que nem tudo está perdido, que existe gente boa e batalhadora neste mundo, lutando em transformá-lo em um lugar melhor pra se viver!

Parabéns Nilton, vc é um vencedor e com certeza um orgulho para nosso país!

Um grande abraço dessa sua amiga que te admira muito!