“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O sistema penal é um felino e feroz predador


"Posto isso, com fulcro nos princípios da lesividade, da culpabilidade, do non bis in idem e da dignidade da pessoa humana, afasto a alegação da reincidência como fator que desnatura a insignificância. Que responda Daniel por cada crime que cometeu e não pelo "conjunto da obra" do qual a sociedade termina por ser co-autora impune. O sistema penal é um felino e feroz predador. E suas presas são sempre, invariavelmente, oriundas dos extratos mais desprotegidos e distantes do poder. Não. Não serei eu, dessa vez, a empurrar Daniel para a cova dos leões."


Não foi possível afastar a tentadora ideia de postar parte da magistral sentença do juiz e poeta Rosivaldo Toscano Jr. aqui. Entretanto decidi deixá-los somente com esse pequeno aperitivo.  Leia na íntegra no (blog do autor)


Nenhum comentário: