“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ato ou efeito de divergir

Contabilizando as perdas da campanha eleitoral, em razão de ter adotado aqui, twitter e facebook minha posição político-partidária. Antes, porém, cabe ressaltar que ao iniciarmos nossas escolhas, devemos estar cientes com relação às perdas e ganhos. 

Outra observação também é de fundamental importância: “respeito” pelas opiniões e visões que, nós, os seres humanos, temos em relação ao mundo. Eu, como eterno aprendiz que sou, não me sinto nem um pouco incomodado ao visitar um blog ou sítio cujo entendimento do (s) autor (es) diverge do meu.

Um exemplo claro do que estou a falar pode ser comprovado aqui. Esse blog por mim apontado é de um advogado, cujo estilo de escrita me encanta.

Atacar o semelhante pelo fato de ele ser ou manter opinião divergente da nossa não me parece atitude de pessoas dotadas de racionalidade. Recuso-me, de qualquer forma, aceitar tal justificativa. Porém devo dizer que, muito embora não aceite, o mínimo que eu posso (devo!) fazer é respeitar os que assim agiram.

Por outro lado, deixei o equilíbrio se ausentar de mim em certas ocasiões e perdi, muito. Consegui, posteriormente, readquirir alguns amigos.    

Nenhum comentário: