“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



domingo, 4 de setembro de 2011

Não aprenda conceito e sim a conceituar


A recente polêmica de que o professor de determinada faculdade de direito de São Paulo haver cogitado dar (ou deu?!)  voz de prisão para a aluna me levou novamente à zona cinzenta que paira sobre os acadêmicos, do qual  faço parte.

Para o profissional do direito é estritamente comprometedor opinar sem antes fazer uma análise profunda dos autos. Como “futuro” profissional, não devo (e não posso!) fugir dessa regra.

Porém, no caso ventilado no Espaço Vital, consta que um dos motivos ensejadores foi o fato de o professor não ditar conceitos e, assim, acabou causando o descontentamento da aluna.
É triste porém real o fato de que, a cada dia, os professores veem perdendo seu espaço (em sala de aula). Digo isso com profundo pesar pois estou vivenciando essa constatação lamentável nesse período de graduação.

A prerrogativa incondicional que tinham em traçar a metodologia da aula deu lugar ao condicionamento que muitos alunos impõe. “Professor, dita um conceito!”

A doutrina, ferramenta poderosíssima e apta a fazer com que os conceitos sejam imputados nos que se predispõe ( ou pelo menos deveriam) a aprender, é coisa de segundo plano.

Como disse-me um magistral professor certa vez: “não aprenda conceito e sim conceituar!”

3 comentários:

Paulo Arruda disse...

Isso ocorre principalmente em instituições particulares.
Quando o aluno deixa de ser aluno e passa a ser cliente do professor!
Daí já viu né?

Suziley disse...

Concordo, com o comentário acima do Paulo. Infelizmente, hoje, o ensino virou "negócio". Precisamos aprender a pensar. A raciocinar. A lidar com os conceitos. Ou como muito bem falou o seu professor, a conceituar. Um bom dia, grande abraço :)

Anônimo disse...

Nos falta poder de conceituar porque nos falta o básico: vocabulário e gramatca. Somente com o domínio da língua conseguimos expressar nossas idéias cientificas com precisão e, assim, nos libertar da dependência do conceito. Enfim parabéns meu amigo. Ass: Ricardo