“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

RESENHA DO MUNDO DE SOFIA

É muito prazeroso poder dispor de tempo para se dedicar às leituras. Outro dia, em conversa com uma amiga, pude tomar conhecimento de um livro encantador que, por incrível que possa parecer, até então, nunca tinha ouvido falar. Olhem só que fato interessante: essa amiga, também ouviu alguém falar a respeito desse livro e no entanto ainda não havia lido.
Curioso que sou, perguntei quem havia lhe falado sobre o referido livro. Pois dependendo da fonte informante é que iria decidir se realmente valeria a pena ler. Quando ela me disse que foi o professor quem havia comentado, veio a confirmação de que valeria a leitura. Então, na verdade, não comprei o livro e sim consegui com uma pessoa muito próxima.
Logo no início, pensai que seria mais um daqueles livros cuja complexidade acaba por tornar a leitura cansativa e, muitas vezes, quando falta perseverança, o desânimo vem com força total e, sem muito esforço, vence. Com a progressão da leitura, e história tomou conta de mim.
EIS UMA SÍNTESE DO LIVRO:
“O Mundo de Sofia” é um livro envolvente, que trata da história da filosofia, onde o autor, de forma encantadora, dá um voo rasante por esse imenso universo da filosofia. A trama acontece quando uma adolescente (Sofia), prestes a completar 15 anos, encontra em sua caixa de correio uma carta anônima endereçada a ela, a partir daí passa a receber cartões postais de um Major do Líbano para serem entregues à sua filha, uma menina chamada Hilde que também fará aniversário na mesma data que ela, porém da qual ela nada sabe.
Embora nunca tenha ouvido falar nesse estranho Major Sofia percebe que ele sabe tudo sobre ela. O autor parte dessa premissa para desenrolar todo romance que envolve os leitores em um mundo de fantasia onde todos estarão presos nesse fascinante mundo da filosofia ocidental. Pois um professor de filosofia vai explicando à Sofia de maneira muito especial os principais pensamentos filosóficos ocidentais.  
Ao final, o mistério fora desvendado, Sofia, o professor e todos os personagens que faziam parte de sua vida não passavam de personagens do livro que o Major escreveu para que sua filha Hilde soubesse tudo sobre filosofia de maneira que nunca mais esquecesse.

Nenhum comentário: