“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Advogado de bandido é bandido?

Advogado de bandido é bandido? Não acredito! Porém, prevalece o forte impacto que notícias sensacionalistas causa nos menos (ou pouco!) informados do verdadeiro papel do advogado. O advogado, em nenhum momento, defende o ilícito, o crime, a delinqüência, mas atua para que o acusado tenha seus direitos assegurados dentro do devido processo legal.

Não atuo ainda nessa encantadora atividade por um único fato: falta tão somente pouco mais que um ano e meio para concluir o curso. Depois, passar pelo Exame de Ordem e, pronto! Lá estarei eu, feliz. Segundo alguns amigos que atuam há tempos, advogar é padecer, sofrer. E no âmbito criminal é ainda pior.

Os que atuam nessa área são constantemente desprezados, odiados. Assim, muitos assumem o cômodo pensamento de que a função do advogado é comprometer o sistema, o cumprimento da lei. Lamentavelmente, em alguns casos, sim, como esses.

Nenhum comentário: