“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



terça-feira, 22 de novembro de 2011

USP: Cartaz polêmico de festa do curso de direito da São Francisco é tirado de circulação


Um cartaz para divulgar o “bota fora” dos formandos da turma 180 da Faculdade de Direito do Largo São Francisco acabou gerando polêmica nas redes sociais. 
 
Um rapaz bem vestido sentado em uma poltrona é o centro do anúncio, porém são outros dois “personagens” que roubam a cena, um mendigo e uma prostituta. A composição do cartaz, produzido pela comissão de formatura da turma 180, leva muitos a interpretar que o homem no centro está em posição superior aos demais e que essas realidades contrastantes não o afetam.
 
“Acima de qualquer coisa, um apelo para que a Comissão de Formatura da Turma 180 tenha bom senso e não utilize um cartaz que exala, além de preconceito, indiferença e escárnio com problemas sociais tão graves”, escreveu o aluno Pedro Muller Bezerra Vasconcellos, no grupo da turma 184 de direito da Universidade. Até o fechamento deste texto, esse post já havia registrado 55 comentários sobre o assunto.
 
Apesar dos protestos, Rafael Santana Garcia, integrante da comissão de formatura, ressalta que em nenhum momento houve a intenção de gerar alguma polêmica, mas que em virtude do retorno negativo, o cartaz não será impresso para a divulgação.
 
“A comissão já tirou o cartaz de circulação [online] e ele nem chegou a ser impresso. Dos 329 alunos que aderiram à formatura, a maioria concordou que o cartaz estava mais ofensivo do que divertido. Por isso, a gente resolveu tirá-lo de circulação”, explica Rafael.
 
Segundo o aluno de direito, a proposta do anúncio circulou apenas entre os formandos, por meio de um grupo na internet. “Na verdade, não teve grande repercussão entre os alunos, apenas alguns comentários no Facebook”, enfatiza. 
 
Israel Salu, também membro da comissão, informou que foi enviada uma nota de esclarecimento para os formandos. “A faculdade entendeu que a gente não tinha intenção nenhuma de mostrar superioridade”, conclui. 

FONTE: UOL

2 comentários:

Xad Camomila disse...

Pois é, Nilton!
Tá mais do que provado que o preconceito (de classe, de gênero, sexual, cor etc) é ideológico e tem muitas faces. Ninguém nasce machista, racista, homofóbico; as pessoas aprendem a ser assim e, muitas vezes, nem percebem o preconceito presente em seus atos e palavras. Mas ele está lá: amigo do ódio, do desprezo, "rival da esperança".
Só que eu não desisto não! A luta é diária, contínua, incansável! É isso ai!
A propósito, segue um convite:

http://scmcampinas.blogspot.com/2011/11/blogagem-coletiva-pelo-fim-da-violencia.html

Blogagem coletiva pelo fim da violência contra a mulher. Participe!

Vamo que vamo! BJAUM.

Xad Camomila disse...

Denuncie essa página http://www.silviokoerich.com/

à Polícia Federal, clique neste link:
http://denuncia.pf.gov.br/

Dentre os vários crimes estão o preconceito de gênero e apologia à violência sexual contra a mulheres. Aqui o perfil do canalha: http://www.silviokoerich.com/about/

Se preferir, mande um email para denuncia.ddh@dpf.gov.br,

Faça também a sua parte. Denuncie!!!