“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Brasil tem direito de abrigar em seu próprio território!

Alguns dias atrás, comentei sobre a minha indignação com a qual a imprensa golpista vem tratando, ou melhor, destratando o direito que o Brasil tem em abrigar quem quer seja (ver). É importante observar que, não se pode violar as leis internacionais das quais Brasil e Honduras são seguidores.

Reproduzo, agora, importante matéria escrita no blog do Brizola Neto



É inacreditável como existem políticos e jornalistas brasileiros - inclusive alguns, como Fernando Gabeira, que sofreram na pele a perseguição de um golpe - colocando restrições ao direito brasileiro de abrigar em seu território - a Embaixada é seu território - o presidente deposto de Honduras. Estão, na prática, tolerando a violação das leis internacionais das quais Brasil e Honduras são signatários. A violência é tão grande que o chefe governo golpista hondurenho, Roberto Micheletti, lançou ontem à noite um ultimato, dando dez dias de prazo para o Brasil silenciar Zelaya ou tomará “medidas adicionais previstas no Direito Internacional”. Sitiar a embaixada com tropas,cortar água, luz e telefone, usar aparelhos para produzir sons ensurdecedores e jogar gás na representação diplomática, navisão do Sr. Micheletti, devem ser parte também do “direito internacional”.

Ontem, o encarregado de negócios do Brasil, depois de submetido a uma série de humilhações a um diplomata, deixou a sede da embaixada e confirmou o cheiro de gás na representação brasileira. “”É o único local que conheço, em todo o mundo, onde há uma embaixada sitiada”, disse o diplomata Francisco Catumda.

Mais grave ainda é a declaração do único medidador de qualquer entendimento, o Premio Nobel da Paz e presidente da vizinha Costa Rica, Oscar Árias, que disse expressamente que não há boa vontade do governo de fato em cumprir sequer o que havia sido acertando em San Jose, capital costarriquenha, que era a volta de Zelaya ao Governo, com um entendimento entre ambos os grupos.

Eu disse e vou repetir: o território brasileiro, que está sitiado, vive gravíssima ameaça de violação. E parte da direita brasileira, quem diria, torce para ver o Brasil - naquele pedacinho de seu território - ser invadido por Honduras…

Compartilhar



Nenhum comentário: