“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Complexo de superioridade: só os tolos agem assim

Por esses dias pus-me a pensar sobre os assuntos aqui abordados. Tendo em vista tratar-se de um estudante de direito não seria motivo de espanto se os temas fossem tão somente relacionados aos estudos concernentes à área.

Via de regra, os acadêmicos são, pelo menos aqui, em sua maioria prepotentes. Não me causa estranheza se as pessoas que não me conhecem pensarem dessa forma a meu respeito. Só que, ao aproximarem de mim, constatam que eu não sou a regra e sim a exceção.

É normal alunos já no primeiro ano iludirem-se com a ideia de que sabem tudo sobre leis. Nesse sentido, dia desses conversava com um docente que me dizia estar ainda aprendendo. Disse, ainda, que, no doutorado, teve o privilégio de estar lado a lado com uma das maiores civilistas do país.

De fato, como disse-me ele mais adiante que o primordial na vida de um jurista é ser ponderado. Mais o que isso tem a ver com essa postagem? Explico: meu objetivo nesse espaço não expor e nem esgotar os inúmeros temas do Direito.

Muito pelo contrário, meu intento é exatamente sair da esfera jurídica e compartilhar experiências, trocar ideias e aprender mudar de ideia. Quando estiver apto à advocacia (faltam, ainda, dois anos!) terei ocasiões propícias para sair da teoria e colocar em pratica tudo aquilo que aprendi.

Enquanto isso, vou continuar prevenindo-me contra a prepotência, arrogância e suas ramificações.   

4 comentários:

Jaqueline Köhn disse...

Bom dia!

E o mais importante é saber que sempre haverá tempo e espaço para aprender, não é mesmo?

Um abração ...

Nilton Cezar disse...

Bom dia, Jaqueline. É verdade. Aprender sempre. Posso dizer que é o que faço todas as vezes que visito seu blog!

Abs!

Lucimara Souza disse...

Olá!
Obrigada pela visita em meu espaço.
Muito bacana teu blog também.
Quanto ao post de hoje, acho que o problema das pessoas é a falta de humildade... Humildade para assumir que não são dons da verdade e que são seres abertos ao aprendizado.
Muito bom!
Abraços,

Nilton Cezar disse...

Lucimara;

É uma honra muito grande tê-la por aqui. Estou por demais contente com sua visita. Volte sempre.