“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A força do diálogo

Seria por demais proveitoso se a maioria adotasse o diálogo para resolução dos conflitos que vez por outra nos acossa. Muitos descartam essa possibilidade. O diálogo somado à persistência, certamente, por assim dizer, traz grandes resultados.

Exemplo claro podemos observar na leitura de Gênesis, quando Abraão não perdeu oportunidade de dialogar com Deus e, assim, conseguiu, de forma espetacular, livrar os seus de um lugar onde Deus já havia decretado que iria destruir em razão dos atos lá praticados. (Gênesis 18:21 ao 33)

Pois bem. Ocorre que, na maioria das vezes, essa oportunidade em dialogar com nossos amigos (e, inimigos também!), objetivando encontrarmos soluções para inúmeros conflitos que nos cercam e que faz parte do nosso dia a dia não é aproveitada.

No exemplo sobredito, Abraão, heroicamente, não se acovardou e, insistentemente, confiou na força dos argumentos por ele apresentado. Resultado: conseguiu livrar os que lhe deram ouvidos.

À medida que as ocasiões nos forem (des)favoráveis podemos (e devemos) exercitar essa prática e, com isso, estaremos contribuindo, e muito, para solidificarmos um mundo melhor para vivermos.      

2 comentários:

Jaqueline Köhn disse...

Oi amigo, bom dia!!

Tô de volta né...hehehe

Legal seu post, mas vou lhe dizer:
Tem pessoas que são tão difíceis para dialogar, não é mesmo?
São os ditos "DONOS da VERDADE"!

Um forte abraço!

Nilton Cezar disse...

Bem, Jaqueline, nesse sentido tenho que concordar com sua posição. Porém devemos tentar, pelo menos. Certo de que, como você disse, os donos da verdade não são pessoas de fácil convencimento!

Sds!