“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Muro das lamentações e a prova de Direito Processual Civil

O receio de alguns alunos se concentrava em saber sobre a complexidade da prova de Direito Processual Civil. Todos, sem exceção, movidos pela ansiedade momentos que antecediam a chegada do professor com as questões.

Conhecedores que somos dos parâmetros de trabalho do referido professor, só contribuiu para que amealhássemos nossos sentimentos. À medida que nos olhávamos, como os olhos transmitem nossos mais profundos sentimentos, consegui detectar, em alguns colegas aquilo que eu estava sentindo.

Pronto. O professor adentrou a sala de aula. Como gentilmente faz, cumprimentou todos. Eu, por assim dizer, com a boca semicerrada quase não conseguiu responder.

Rapidamente o professor ditou as questões e, ao nos olharmos, de ofício, o celeuma se levantou. Nesse momento pensei estar diante do muro das lamentações. Aquilo que suspeitei não era nada se comparado ao que acabara de escrever.

Já em estado de transe, não conseguia mais olhar dos lados e muito menos para frente. Foi preciso longos minutos para que conseguisse ler as questões. Li, reli e após começar sair do estado de transe terminei de responder.

Na verdade, minha pretensão em registrar esse momento foi o fato de que, quando não observada uma regra básica, qual seja: as conversas paralelas, eles, os traumas, as psicoses, paranoias não tardam em envolver-nos.

E, dessa forma, consolida-se o resultado indesejável proposto pelas conversas paralelas que, afinal, nesse caso, atingiu se intento.

Em razão de ter dado ênfase às conversas que não edificam só fui perceber, depois de ter saído do estado de transe que a prova estava fácil.

Mais uma amarga experiência!    

6 comentários:

Amanda disse...

Pois é, Nilton...

O nervosismo atrapalha e muito...

A prova tava tranquila...

Vamos ver a de hoje hauhauhauahuaha

ABS!!

Nilton Cezar disse...

Amanda;

Pois é, Amanda, esse otário aqui foi se atentar mais às vozes negativas que minha capacidade em resolver as questões. Ainda acabo aprendendo!

SDS!

Jaqueline Köhn disse...

Bom dia amigo...

Hoje lhe trago um forte abraço primaveril...

Celebremos a entrada da "Estação das Flores"!

Nilton Cezar disse...

Obrigado, Jaqueline. Desejo o mesmo para você!

ABS!

ONG ALERTA disse...

Lembra a vida é feita de conquistas, um dia por vez sorte, beijo Lisette.

Nilton Cezar disse...

Alessandra,

É um imenso prazer saber que você se tornou seguidora desse blog. Também já me tornei seguidor do seu maravilhoso blog. Estou certo de que, com sua chegada, novos horizontes irão se abrir. Assim, seja muito bem vinda.