“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Retorno às corridas

Manter a calma quando a situação não nos é favorável não parece tarefa fácil. Realmente não é. Pelo menos para mim. Admiro pessoas que se mantêm calmas ainda que o “mundo” esteja desabando sobre suas cabeças. Confesso que já fui bem mais equilibrado para suportar certas imprevisões que por vezes nos surgem. Hoje, devido o tempo que me é escasso, deixei de praticar algo que me faz muito bem e que me ajuda a manter a calma. Ou seja, atividade física.
Resultado dessa fase sedentária é o indesejável ganho de peso. Tenho muita facilidade em ganhar peso e uma dificuldade terrível em fazer qualquer tipo de regime alimentar. É obvio que, para queimar calorias e me manter dentro do peso desejável, só me restava se enquadrar em algum tipo de esporte, que me realizasse. Adaptei-me à corrida de rua e/ou pedestrianismo.
Em meados de 2000 iniciei nesse esporte permanecendo firme até o ano de 2007. Foram várias participações em corridas “famosas” espalhadas pelo Brasil. Entre as que participei está a MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO (42k). Gastei quatro horas para vencer o trajeto.
Comecei a gostar tanto de correr que corria cinco dias por semana. Corria em torno de 01h30minhs por dia. Isso me proporcionava uma satisfação indescritível além de me manter calmo para resolver as adversidades do dia a dia. Como disse acima, o tempo não estava me permitindo mais realizar essa que, para mim, posso dizer, sem medo de errar, é uma excelente terapia.
Voltei, nessa sexta-feira (14/01), com o incentivo incondicional de minha esposa, àquela maravilha que é a corrida de rua. Fui recebido de braços abertos pelas estradas de terra por onde costumava correr. Que maravilha. Com isso, tenho por certo que, recuperarei meu peso ideal além de resolver o problema da tranquilidade. Convém mencionar que, afirmo, veementemente, que os benefícios ora alegados não estão embasados em orientações de profissionais. Trata-se, e isso é certo, única e exclusivamente de puro empirismo.

5 comentários:

Jaqueline Köhn disse...

Oi Nilton, tudo bem?

Que bom que voltou a correr, acho lindo quem consegue, pois definitivamente este é um esporte para mim impraticável.Não desista mais,heim?!

Boa sorte!

Nilton Cezar disse...

OLÁ, JAQUELINE, BOM MESMO E TÊ-LA POR AQUI NOVAMENTE. SAIBA QUE SENTI MUITO SUA FALTA. TENDO EM VISTA SEUS COMENTÁRIOS SEREM SEMPRE COERENTES E CARINHOSOS. PEÇO-LHE, GENTILMENTE, QUE NÃO ME ABANDONE MAIS. HÁHAHAHA. ABS.

Kamile Marcondes de Moura disse...

Olá Nilton.. adorei seu esporte, mesmo pq tbém pratico! Me sinto muito bem! Muito agradável!
Boas corridas e quem sabe um dia algumas medalhas.. virão... uheuheuhe ABRAÇO ;)

Nilton Cezar disse...

KAMILE, QUE SURPRESA VOCÊ POR AQUI! SAIBA, NO ENTANTO, QUE É MUITO GRATIFICANTE TER PESSOAS COMO VOCÊ VISITANDO ESSE ESPAÇO. QUANTO ÀS MEDALHAS, JÁ CONSEGUI ALGUMAS PROEZAS: TENHO MAIS OU MENOS UMAS TRINTA MEDALHAS, QUE SÃO DISTRIBUÍDAS A TODOS OS PARTICIPANTES QUE CRUZAM A LINHA DE CHEGADA. ABS.

Kamile Marcondes de Moura disse...

NILTON, QUE ISSO! É MUITO BOM ESTAR AQUI, SEUS ARTIGOS, SEM DÚVIDA, SÃO INTERESSANTES!
REFERENTE AS MEDALHAS, FALHA A MINHA QUE DESEJEI OQUE VOCÊ JÁ OBTEVE, COMPLEMENTO COM UM: MASTERS DE MEDALHAS!!! hahah Abraços.