“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



domingo, 31 de julho de 2011

Bacharéis escorregam no português no Exame da OAB


Essa matéria reforça minha convicção de que o exame de ordem deve ser mantido. Posso falar, e com muita propriedade, pois estou prestes a graduar-me em direito e convivo com colegas que são totalmente descompromissados com a questão do português. Lamentável, para dizer o mínimo. Prevalecendo a prova (é o que espero!), caso o candidato passe na primeira fase do exame de ordem (alternativa) e não souber português, na fase seguinte (dissertativa) ele será simplesmente reprovado. É o que acontece atualmente. Nos próximos dias pretendo escrever mais sobre o tema. Por fim afirmo, veementemente, ser esse um ótimo filtro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Nilton,

Acredite, não trata-se de português ou qualquer outra situação. Trata-se de algo muito, mas muito mais amplo que isso.

Hoje você tem uma idéia alicerciada até onde teu conhecimento sobre o tema te permite ter, mas seu posicionamento é equivocado ao meu entendimento, mas passível de ser reformulado.

Observe pelo apecto formal e material acerca do exame. Se vais ser um futuro advogado isso é necessário.

Não somente basear-se em uma alegação da OAB acerca do português, argumento ao qual não gera qualquer tipo de prova material (afinal isso é o que eles dizem).

Meu amigo, milhares de pessoas estão sendo agredidas, cerceadas, tendo sua honra jogada ao lixo, em qualquer profissão você acaba a faculdade e vai trabalhar, mas no direito não..Onde está o princípio da Isonomia?? Isso porque existe por uma prova feita para reprovar e arrecadar milhões. Além disso ela é inscostitucional. O mínimo de conhecimento sobre direito constitucional e direitos humanos deixa claro isso.

Lutamos hoje pelo nosso direito e pelo seu também!!! Junte-se a nós!!!

Dá uma olhada no meu blog e entenderás mais acerca do assunto!!

http://exameoabnacional.blogspot.com/

Um abraço e boa sorte com o blog.

Anônimo disse...

EU CONFIO NO SUPREMO! PARTICIPE VC TB! 8/8/11 - 17 HS Praça da Sé. SP. Venha participar! http://www.youtube.com/watch?v=xmfsawpXfUc&feature=related