“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 29 de abril de 2010

Acordo amigável

Em conversa com a professora Glória, responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica aqui da faculdade, que recentemente organizou uma excursão para os acadêmicos de Direito ao TJSP, e que, infelizmente, devido a compromisso profissional não pude acompanhá-los, onde nessa conversa ela me contou com maiores detalhes as atividades realizadas pelos alunos no respectivo TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

Num dado momento dessa nossa conversa eu disse a ela que me indicasse uma boa obra de gramática. Para minha surpresa ela indicou-me uma que está disponível na página do TJSP cujo tema é Técnica de Redação Forense, do Desembargador Alexandre Moreira Germano. Confesso que valeu a pena nossa conversa, foi muito proveitosa.

Assim que imprimi o livro, já comecei Lê-lo. Na terceira parte da obra o Desembargador aborda no tópico “questões práticas” as expressões tautológicas, e diz: “no Direito, consideram-se expressões tautológicas as expressões como sentença de primeira instância, pessoa viva, juiz de primeiro grau, petição inicial do autor, contestação do réu etc.” Vale a pena conferir!

Quem tiver interesse em baixar o arquivo, é só dar um clique aqui.



Nenhum comentário: