“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Correria

Com a constante correria do dia a dia muitas das vezes nos esquecemos de dar a devida atenção a quem está muito próximos a nós e, por vezes, devido essa inobservância, acabamos por nos tornarmos insensíveis. Como bem observou o saudoso José Renato Nalini, em seu livro “Ética Profissional” que o insensível não difere em nada do homicida.

Muitos não conseguem digerir essa ideia que é a mais pura realidade. Quantas pessoas matamos com nossa omissão em não ouvi-las ou simplesmente em dizer um bom dia, um abraço, um sorriso. Que dizer, ainda, de nossa falta de escrúpulo quando tolhemos o direito de resposta a quem de direito.

Fiquei extremamente chocado, dia desses, quando vi, em um fórum do Estado de São Paulo, onde acompanhava um processo, um serventuário destratar grosseiramente uma advogada pelo fato de estar ele atarefado e se “negar” atente-la. Disse que naquele momento não seria possível fazer qualquer coisa para ajudá-la.

Os tempos são outros. Não sei se teria tido a mesma atitude que a nobre advogada teve em tão somente sair de cabeça baixa. Quem sabe se esse serventuário tivesse tido a sensibilidade em dizer “não” de forma não ríspida, o dia da advogada certamente seria outro. Ou seja: com esse gesto provavelmente o servidor público “matou” a esperança de uma ou de várias pessoas.

Essa é só uma entre muitas situações que eu/você nos deparamos todos os dias e que, como disse acima, o tempo escasso faz com que consciente ou inconscientemente ferimos um ou mais seres que necessitam somente de um pouco de compreensão.

Um comentário:

Jaqueline Köhn disse...

Verdade amigo ...

Às vezes um minutinho de atenção pode mudar a vida de uma pessoa, não é mesmo?

Um forte abraço!