“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Presos pelo que escreveram no Twitter

Cento e quarenta caracteres mal escritos podem te levar para a cadeia? Na Inglaterra, sim. Reportagem de Felipe Marra Mendonça para a revista Carta Capital revelou dois casos de tuiteiros que certamente se arrependeram do que postaram.

Irritado com a nevasca que fechara o aeroporto de sua cidade, um agente financeiro escreveu que os funcionários deveriam "arrumar essa merda, ou eu vou explodir esse aeroporto"! Foi detido com base na legislação antiterror, perdeu o emprego e teve que pagar fiança e custas processuais para ser colocado em liberdade.

Pouco tempo depois, um vereador da cidade de Birminghan foi preso por defender no Twitter que a jornalista iraniana "fosse apedrejada até a morte". Responde a processo criminal e seu partido já suspendeu sua filiação.

Desconheço casos como estes no Brasil, onde é mais comum o pedido de indenização por danos morais em ofensas cometidas nas redes sociais, especialmente no Orkut, recordista absoluto no número de brasileiros.

Como conclui o jornalista, "escrever coisas cretinas no Twitter ou no Facebook não deveria ser seguido necessariamente de prisão e multas".
_____
Confira a matéria "Pense antes de teclar", da Carta Capital.

Nenhum comentário: