“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TEORIA GERAL DO ESTADO


Dessa vez o “passeio” foi por demais envolvente onde fiquei, por dias, preso às páginas do livro do professor Darcy Azambuja (Teoria Geral do Estado), onde iniciando com a noção de Estado e sua origem, o autor passa ao exame da Teoria Geral do Estado, seu método, e ao estudo da relação entre Política e Direito Constitucional.

A partir daí analisa e ordena dados que compõem o objeto da Teoria Geral do Estado, tais como soberania, poder político, nação, território, formas de governo, hierarquia de Estado e outros, concluindo com a apresentação e discussão de duas questões de grande importância, quais sejam os direitos e deveres recíprocos do Estado e do indivíduo e a nação de Direito e a submissão do Estado de Direito.

Tendo em vista ter aderido ao desafio (AQUI) proposto e aproveitando para rever matérias do primeiro ano do curso de Direito, considero estar rumando na direção certa. Fiquei satisfeito com o livro. Inclusive, fica a dica de leitura.

2 comentários:

Jaqueline Köhn disse...

Oi amigão, lendo bastante né?

Parabéns!

Nilton Cezar disse...

Olá, Jaqueline, quanto tempo! É sempre bom ter você por aqui. Abs.