“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 20 de maio de 2010

Crônica de um estudante



Objetivando não ficar limitado somente ao que os professores nos passam em sala de aula, como curioso que sou, no início do ano letivo de 2010 procurei aproximar-me de um professor que não era muito querido pelos alunos. Sabe por qual motivo ele não era querido? Claro que não. Vou explicar: Ele, na verdade, faz a diferença entre os professores e, alguns alunos, principalmente os preguiçosos (ele passa muita matéria), por serem acomodados, atribuem a ele vários adjetivos que não convém mencionar.

Outros alunos, os esforçados, carinhosamente o chamam de “Google!” Seu nome, João Bife Junior. Leciona para nós a matéria de Direito Empresarial, com muita maestria. Meia hora antes do término da aula ele abre espaço para que os alunos possam fazer pergunta sobre qualquer matéria. Quer saber quantos alunos fazem perguntas? Fica quieto!

Pois bem, como eu estava falando, esse professor orientou-me no início do ano a fazer um cadastro no sistema pusch do STF e STJ objetivando receber via e-mail os informativos de jurisprudência. Quem acha que eu esperei até o dia seguinte para fazer isso está muito, mais muito enganado!

Recebi o primeiro informativo do STF, li e não entendi nada. Lá fui eu na próxima aula incomodar o citado professor para que ele esclarecesse algumas dúvidas quanto ao informativo, ou seja, tudo. Prontamente ele me atendeu e, em razão disso, ficou sem tomar café com os demais professores durante o intervalo. Disse-me que é um prazer poder estar ensinando, principalmente os que têm vontade. Disse mais: não desista dos seus sonhos!

Nesse momento, lembrei-me do que disse o Rei Davi: “Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido”. Salmos 18:37 (grifei)

Fazendo uma analogia entre ele [Davi] e eu, digamos que esses mesmos inimigos que ele enfrentou, trazendo para mim, sejam: “falsidade, falta de tempo, palavras negativas, hipocrisia e coisas desse gênero”, assim como ele, só vou voltar depois de tê-los vencido. Sabe por quê? Simples. Eu tenho Fé! Determinação! Conto com profissionais comprometidos com a qualidade do ensino jurídico – a propósito, isso tem sido alvo de muitas críticas e questionamentos nos últimos anos - para auxiliar-me!

Na aula de hoje, levarei o informativo 584 STF para saber maiores detalhes sobre a “Teoria do Fruto da Árvore Envenenada” que foi citada pelo Min. Relator Cezar Peluso, em voto, onde o objeto de discussão referia-se à (ilicitude da prova) no Inq 2424/RJ, acórdão publicado no DJE de 26.3.2010

Sabe aquele professor que disse-me para não desistir? Ele é Juiz de Direito! Destaca-se dos demais professores não pelo cargo ocupado, mais sim pela humildade. Sobre o cargo, ele não comenta.

Aliás, humildade essa que tem faltado para vários “queridos” colegas de classe (policio-me muito nesse sentido), pois quem vê-los andando pelos corredores da faculdade ache que... Ah, como dizia minha finada vó: deixa de “besteira”!

Continua...

Nenhum comentário: