“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



terça-feira, 25 de maio de 2010

Se Ela estivesse aqui

Do extremo leste da cidade de São Paulo, mais precisamente São Mateus, esse que ora vos subscreve viveu boa parte de sua infância. Um lugar onde o Poder Público fez questão de riscar do mapa. Para se ter ideia, levando em consideração o alto índice de criminalidade o IML levava até dez horas para atender os inúmeros casos em que eram solicitados. Enquanto isso, o sofrimento de algumas mães ao verem os corpos dos filhos estendidos (leia-se, mortos) que, em muitos casos, o vício ceifou. Em outros, foram alvo de preconceito só pelo fato de serem moradores periféricos!

Lá, reputa-se que a única lei que prevalece é a – numa linguagem coloquial – lei do “cão!” Um lugar onde ninguém acreditava em ninguém. Ela, porém, acreditava no único filho e, dentro das possibilidades, mantinha-me afastado das ruas. Tanto é que dizia-me que um dia mudaríamos para um lugar melhor e, assim, ela ficaria tranquila durante o período em que eu estivesse na escola. Seu sonho: que eu, de alguma forma, ostentasse um título de “dr.”. Falava-me, em sua simplicidade, que eu seria “adevogado.”

Foram muitas as vezes em que presenciei ela saindo às 5:00 horas de São Mateus ruma à Praça da Sé onde, de lá, seguiria para o bairro de Perdizes para trabalhar como doméstica retornando só às 20:00 horas. O primeiro desafio vencido por ela: mudamos para um bairro melhor. Quanto ao sonho, fatalmente, ela não pôde vê-lo realizado.

Se estivesse viva, estaria completando cinquenta e quatro anos. Muito embora, para mim, ela viverá eternamente (em meu coração). Em razão disso, devido esses dois anos e meio em que estou estudando diria:

Mamãe, falta pouco!




2 comentários:

Paulo Arruda disse...

Que ótima homenagem rapaz...
Post saudoso esse seu, chega a ser gostoso de ler!
Para alguém que tinha dificuldade de escrever,
está desenvolvendo muito bem com a prática.
Meus Parabéns!
Obrigado pela visita à meu blog, infelizmente estou em semana de provas na faculdade e como bem sabe é um tempo corrido para qualquer estudante. Então não vou poder atualizar com tanta frequência por esses dias.
A leitura do seu blog tem se tornado quase que uma rotina pra mim, continue com esse ótimo trabalho!

Nilton Cezar disse...

Amigo Paulo, obrigado por suas palavras.