“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Direito empresarial e um brevíssimo bate papo sobre política

Durante o intervalo da aula de Direito Empresarial estávamos reunidos próximos à sala de aula quando se iniciou um diálogo sobre a sucessão presidencial. Os colegas, de forma convincente, expuseram suas razões para justificarem suas posições políticas. Falavam sobre os planos de governo dos candidatos etc.

Achei e acho o máximo essa troca de ideias. Pois entendo que é por meio de trocas de ideias que aprendemos a mudar de ideia. Ouvi atentamente os argumentos dos colegas. Entendo que para prosseguirmos o diálogo seria importante observarmos uma LEI básica. Ou seja, no mínimo, ouvir os argumentos.

Confesso que ouvindo os argumentos fiquei tanto quanto apavorado. Porém, respeitei a LEI básica e mantive-me silencioso. Alguns, brilhantemente, discorreram sobre as ideologias de determinados partidos e também falaram sobre a atual situação que vive o Brasil.

Confesso que estava “amarelando” pois aproximava minha vez de falar e temia criar um clima tenso tendo em vista que a maioria, assim como boa parte de nessa sociedade, valoriza mais o “ter” que o “ser.”

Embora o país esteja vivendo um ótimo momento, muitos (pseudo-intelectuais) não conseguem enxergar isso e  justificam aplicando a teoria do ter e do ser. Dizem esses que o Presidente não possui nível superior e o sucesso do seu governo é obra do acaso. Teoria adotada: “TER.”

Realmente ele não possui formação acadêmica mais ele É – Teoria aplicada “SER.” Para mim, a mais importante.
Indagado sobre o que sei sobre política respondi: sei o suficiente para não ser enganado por argumentos de políticos falaciosos e descompromissados com o bem-estar da maioria.        


OPS.:
GOVERNAR PARA A MAIORIA. É ISSO!

2 comentários:

Jaqueline Köhn disse...

Oi Nilton...

Adorei sua resposta aos colegas, foi muito inteligente!
Logo, logo te convido para o docimmmm, tá, não esqueci não....hehehe

Tenha um lindo dia!!
Um grande abraço!!

Nilton Cezar disse...

Obrigado, Jaqueline. É sempre bom ter pessoas como você comentando nesse humilde espaço.