“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Crônica de um estagiário

                   Por Nilton Cezar

Comentei em poucas palavras na semana passada que já havia tido meu primeiro contato com o processo de execução fiscal e de que maneira ele inicia-se por essa autarquia. Hoje, vou falar um pouco mais do que ocorreu durante o período da última postagem relacionada a esse e outros assuntos.

Gentilmente, o Dr. Ali, responsável pelo setor jurídico aqui do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgoto) Garça - São Paulo, e também pelo acompanhamento do meu estágio, pediu-me para que buscasse um documento em uma repartição pública. Ao chegar lá e solicitar pelo que me foi pedido, ou seja, o documento, que por questão de sigilo não vou revelar qual, e muito menos o nome, fui muito, mais muito mal recepcionado por um servidor (que mais parecia um soldado do filme “tropa de elite”) estressado, mal humorado e sem uma mínima noção de que seja educação. Entretanto, já esperava por isso.

Com toda educação (ou pelo menos, boa parte dela) dirigi-me a ele e disse: - “Tíssio” (usarei este nome para preservá-lo), por favor, você pode pegar o documento “tal” que o Dr. Ali me pediu. Respondeu-me ele bruscamente: - Não tenho tempo, agora. Só posso fazer isso, após às 13h (isso ocorreu por volta das 8:30h), se você quiser aguardar, eu faço nessa condição.

Calmamente respondi que não seria possível esperar tanto tempo sem antes consultar o Dr. Ali. Voltei ao local do meu estágio e relatei o ocorrido para o Dr. No entanto, o Dr. pediu-me para que retornasse a essa repartição e deixasse a solicitação para a retirada do documento, e para evitar mais constrangimento, dissesse que voltaria no dia seguinte para pega-lo.

Foi o que eu fiz. Mas, ao chegar novamente à referida repartição, o mesmo “Tíssio” veio me atender; aqui cabe uma ressalva: “o mesmo continuava carrancudo” e disse, melhor dizendo, rugiu: - Fala. O que deseja? Eu disse: - Novamente, bom dia. – Eu só vim deixar a solicitação e volto amanhã para retirá-la, é possível? Tíssio, friamente olhou-me e disse: - Se você preferir volte às 16:00h! Porém, seguindo cuidadosamente as instruções do Dr., voltei no dia seguinte.

Fato interessante nessa situação pela qual passei, foi que, graças a Deus, consegui sair vivo daquela repartição que mais parecia um campo de concentração.

Ah, estava esquecendo-me de outro detalhe, talvez, o mais importante dessa história. Um dos requisitos que deveria ser incorporado para o ingresso no serviço público, seja ele Federal, Estadual ou Municipal, poderia até ser critério de desempate, caso ocorra, são eles: (educação, bom humor e simpatia) pelo menos, na minha humilde opinião.

Para finalizar, até que não me saí tão no prejuízo, digo isso pelo fato de poder tirar proveito dessa situação. Pois, outras ainda maiores virão. Tendo em vista que ainda sou apenas um estagiário. Já posso imaginar quando realmente estiver advogando.

Por outro lado, não foi tão ruim assim. Tive oportunidade de conhecer, aqui no interior do Estado de São Paulo, um “personagem” do filme tropa de elite dentro de uma repartição pública.

Ressaltado que a constituição nos garante conforme abaixo que:

é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;"

(art. 5º, IV CF)


Um forte abraço!

Compartilhar

Nenhum comentário: