“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Da série "crônicas de um estagiário"


Assim que inicie o estágio, mais precisamente em 27/10/09, escrevi o primeiro de uma série (pelo menos, é o que acredito...) de relatos referentes ao meu dia-a-dia, como estagiário.

Propus-me a escrever semanalmente, para compartilhar com os amigos e colegas de faculdade, como tem sido as experiências adquiridas, através do estágio. Experiências que, em alguns casos "amargas" e, em outros, graças a Deus, ótimas!
Com relação às experiências 'amargas', na postagem anterior, aqui, relatei detalhadamente como foi. Só que, como dizia um amigo: “todo coopera para o bem dos que amam o que fazem.”

Eu, como eterno aprendiz – não só com relação ao direito, mais muito, muito, muito mais com relação à vida -, encarei isso com uma grande lição. Pois, gosto enormemente do que faço.

"Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria." (Provérbios 11 : 2)

Na semana passada, o Dr. Responsável pelo setor jurídico do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgoto) levou-me para que fosse apresentado aos diretores dos cartórios do fórum local. Por incrível que possa parecer, a vida nos prepara grades surpresas. Aqui cabe uma ressalva: alguns anos atrás, este amigo que esta subscreve, teve uma longa passagem pelo fórum local, situada a Praça Martinho Funchal de Barros, 50- Edifício do Fórum- Bairro Willians, Garça – São Paulo.

Explico: dentro do fórum existe uma agência bancária, onde, por aproximadamente 5(cinco) anos, eu trabalhei. Na verdade, eu não era necessariamente funcionário do banco, e sim de uma empresa prestadora de serviço de segurança e vigilância. Iniciei nessa empresa no final de 2000 onde permaneci até o finalzinho de 2004. Lá, fiz vários amigos, e, pelo fato de estar trabalhando dentro do fórum, conheci os cartorários, alguns membros do Ministério Público, Juízes, oficiais de justiça e muitos frequentadores (alguns, frequentavam contra sua própria vontade. Sabe como é, não é mesmo?) que por inúmeros motivos, ali comparecia.

Durante conversa que sempre mantinha com algumas das pessoas acima citada, vários foram os que me incentivavam a voltar estudar, e principalmente, optar pelo curso de Direito.

No final de 2004 fui demitido dessa empresa, iniciando, alguns meses depois, em outra, do mesmo seguimento, em lugar completamente oposto ao anterior. Com isso, confesso que fiquei abalado, e também desmotivado em ingressar novamente no mundo escolar. Porém, minha fiel escudeira, ou seja, a Luciane (minha esposa), com quem sou casado há dezesseis anos disse-me, mais uma vez, que eu teria seu total apoio se retornasse aos estudos. Consegui fazer isso só três anos após minha saída, em 2004, do banco, que se localiza dentro do fórum.

Como eu estava dizendo, o Dr. Levou-me ao fórum para que fosse apresentado aos diretores dos cartórios, para que, os mesmos, orientássemos no sentido de que ou, quais documentos necessários para que eu pudesse dar carga nos processos.

Ao adentrar no fórum e deparar-me com os colegas que continuam trabalhando lá, e os mesmos indagar-me sobre qual motivo me levou estar ali, eu respondi: “estou fazendo estágio de dois anos, em uma repartição pública, e por incrível que posa parecer, no setor jurídico.”

A vida nos apresenta “circunstâncias especiais.”

Um forte abraço. Até a próxima.

Compartilhar

Nenhum comentário: