“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aos mestres com carinho

Faltando somente duas provas para terminarmos esse bimestre uma notícia  tirou minha tranquilidade e, em razão disso, quero deixar registrado esse momento de insatisfação. Ocorre que em razão de normas interna da faculdade, alguns professores não estarão conosco após as férias. Lamentável.

Por esses dias pus-me a pensar sobre o relacionamento que ao longo do curso vamos construindo junto aos professores. Professor é aquela pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Assim, aqui em nossa faculdade, os professores têm se destacado pelo empenho prestado aos alunos.

Alguns chegando ao extremo para poder fazer com que os futuros “operadores do direito” sejam motivo de orgulho para a faculdade. Mas esse laço afetivo e de amizade vai ser duramente interrompido. Razão pela qual me fez fazer uma introspecção e concluir que, durante esses anos de vida..., eu ainda não aprendi a desprender-me facilmente das pessoas.

Assim que terminei a prova da noite passada e comecei a escrever essa postagem, lembrei-me de um filme que retrata o que sinto nesse momento. Na ocasião, o professor lutava com todas as forças para formar homens e mulheres de caráter irrepreensível. Sua missão era quase impossível, levando em consideração o contexto social em que viviam aqueles alunos. Muitos não tinham se quer referência familiar. O filme “Ao mestre com carinho” cujo professor, naquela ocasião, foi representado pelo ator Sidney Poitier foi um dos melhores que já assisti. Semelhante situação é a vivida pelos insignes professores que citarei abaixo.

Dessa vez, são três os professores que estão nos deixando para assumirem outros compromissos. É eternamente gratificante poder estar próximo de pessoas comprometidas com a qualidade do ensino. Muito embora os professores estejam indo cumprirem outras atividades que lhes sejam mais favoráveis, fica registrado minha insatisfação no tocante à questão. Mas, fico triste sim por perder ótimos professores. Por outro lado, contente por saber que muitos irão tomar posse daquilo que sonharam.

Entre eles estão os professores Cláudio Pinha Goes (Direito penal); Ricardo Maravalha (Direito Processo Civil) e João Biffe Junior (Direito Empresarial). Uma coisa é certa: serão sempre lembrados. À medida que as aulas eram dadas por esses professores, mais aumentava minha admiração. Estou convicto disso uma vez que esse meu sentimento é quase que unânime perante os meus colegas de classe.

Não me senti à vontade para pedir maiores informações junto aos referidos professores sobre o futuro de cada um na docência. Sem qualquer resquício de dúvida estou certo de que, onde esses ilustres professores passarem, os alunos, a faculdade o ordenamento jurídico pátrio só tende a valorar-se ainda mais.

Compete a mim nesse momento somente torcer para que um dia eu possa, novamente, ser privilegiado em poder assistir aulas com esses professores. Espero que isso aconteça num futuro não muito distante!


Nenhum comentário: