“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



sexta-feira, 4 de junho de 2010

Email enviado ao ex-professor

Prezado professor João Biffe Junior;

Em razão de sua saída do quadro da docência da FAEF tenho a dizer que estou de luto. Digo isso pelo fato de perder um ótimo professor, que a meu ver, humilde, competente e, acima de tudo, amigo.

Seria muita hipocrisia de minha parte se dissesse que compartilham comigo, desse pensamento, a maior parte dos meus queridos colegas de classe. Isso justifica-se, no meu entendimento, pelo fato de vivermos em uma sociedade onde tem prevalecido o discurso da derrota. É natural que pessoas assim como o sr. ao expressarem o grau de conhecimento adquirido, com muito esforço, seja alvo de repugnância por parte daqueles que se acham alguma coisa (alguns alunos que se quer conseguem distinguir a real diferença entre o dia e a noite). Pobres miseráveis!

Entretanto, para os que, assim como eu, desejam realmente aprender – e com qualidade – a sua saída está sendo motivo de muita lamúria. Profissionais assim como o sr., comprometidos com a qualidade do ensino, deveriam ter tratamento “VIP.” Ainda mais numa época que a qualidade do ensino jurídico tem sido motivo de muito questionamento. Infelizmente, vários colegas de classe farão com que esses questionamentos aumentem ainda mais. Digo isso pelo fato de não zelarem pela qualidade e, assim, o ordenamento jurídico só tem a perder. Lamentável.

Por outro lado, contento-me em saber que, onde o insigne professor passar, lá estará chegando uma fonte inesgotável de conhecimento, competência e qualidade. Há um jargão que diz: “o melhor que o homem pode deixar para os seus semelhantes são os exemplos!” E isso o professor ora em comento conseguiu deixar, principalmente para os que pretendem galgar novos horizontes.

De mais a mais, estarei intercedendo junto ao Arquiteto do Universo para que lhe dê força, sabedoria, direção, aliado ao conhecimento que sr. adquiriu ao longo dessa incansável caminha rumo à magistratura e, assim sendo, a posse é uma questão de dias. Tenho certeza disso!!!

Se um dia eu puder se privilegiado novamente com suas aulas, Amém! Caso isso não ocorra, estarei me esforçando ao máximo para que findo meu período como acadêmico, se conseguir adquirir um quarto do seu conhecimento, dar-me-ei por satisfeito.

Ah, ia me esquecendo: não se esqueça de me avisar quando for tomar posse na magistratura!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um forte abraço, professor!

Nilton Cezar G. Ferreira

Nenhum comentário: