“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Verbo lutar

Eu luto – embora muitas vezes as circunstâncias pareçam contrárias. Mesmo assim, vou continuar lutando!

Tu lutas? Ou fostes vencido pelos problemas... Queres lutar? Conte comigo. Estarei unindo minha força à sua e ambos lutaremos!

Ele luta. Lutou, mais não venceu. Resultado, desânimo. No momento em que os seus contavam com sua luta, foram decepcionados.

Nós lutamos! Seu eu fraquejar, você me levanta. A recíproca é verdadeiro. Isso é o que eu creio.

Vós lutais – quantas lutas vós enfrentastes? Orgulho-me de você. Não vencestes sua luta, perdestes a batalha. Porém, permanecestes fiel ao que vos propusestes. Lutar, lutar e lutar!

Eles lutam. Ah, como lutam. Eles foram muitas vezes aviltados. Disseram que eles não deveriam “lutar pelo Direito.” Eles, porém, lutaram. Conseguiram inúmeras vitórias.

Por falar em lutar, cito parte de um dos grandes livros que fala sobre o tema:

“A luta não é, pois, um elemento estranho ao direito, mas sim uma parte integrante de sua natureza e uma condição de sua ideia. Todo direito no mundo foi adquirido pela luta; esses princípios de direito que estão hoje em vigor foi indispensável impô-los pela luta àqueles que não os aceitavam; assim, todo o direito, tanto o de um povo, como o de um indivíduo, pressupõe que estão o indivíduo e o povo dispostos a defendê-lo.”

Rudolf Von Ihering, A Luta pelo Direito. P. 22. Quer baixar o livro, aqui.



Nenhum comentário: