“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 24 de junho de 2010

Jus "esperniandi"

Há um brocardo latino que diz: “Jus utendi fruendi et abutendi” – Lê-se: Direito de usar (utilizar), fruir, “abusar” e dispor. Essa foi a postura adotada durante anos daquela que já foi considerada a principal rede de telecomunicação do país. Ou seja, usou e abusou do direito de manipular as pessoas. Poucos foram os que tentaram barrá-la. Os aguerridos que ousaram, foram simplesmente tolhidos de exercerem o direito de resposta, foram aviltados e, por fim, esmagados.

Um terreno público foi incorporado ao patrimônio da empresa em comento. O Ministério Público de São Paulo, ao ser questionado quanto à questão, omitiu-se. Pressionados pelo governador licenciado, continuam omitindo-se, até hoje! A empresa que, até então, mantinha-se com folga o direito de retransmissão dos jogos da copa, viu-se pressionada após perder as futuras transmissões para a concorrência. Contrariando as expectativas dessa que já foi o maior império de comunicação, ao fechar as portas para a imprensa, o atual técnico da seleção brasileira de futebol mostrou que não aceita imposições como em épocas passadas.

Em sua mais recente tentativa desesperada em manipular os desatentos, durante o programa “cansástico”, tentando se fazer de vítima, o que acabou por provocar uma manifestação maciça em seu desfavor. Cabe frisar que, com a velocidade que as informações circulam através da internet e com a possibilidade de novas fontes de informação (blogs), o império começou cair. Como o povo começou abrir os olhos, partindo para meios alternativos de informação, audiência caindo cada dia mais, resta somente o direito de espernear, espernear e espernear... (jus espeniandi).



Nenhum comentário: