“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



sexta-feira, 18 de junho de 2010

Diploma

Para alguns, diploma. Para outros, simplesmente“canudo.” Conhecimento acadêmico, isso é tão importante que após vários anos longe dos bancos escolares resolvi lutar para conseguir o meu (em andamento). Mas, isso não é tudo.

Fiz essa pequena introdução para reportar-me aos oito anos em que meu querido país foi governado por um sociólogo, formado em uma das melhores universidades do país (USP). Conhecimento dos problemas sociais, ele tinha. Como resolvê-los ou ao menos tentar, isso é outra coisa. Estou sendo radical? Tudo bem. Vou dar dois exemplos de problemas resolvidos pelo ex-presidente.

Resolveu o problema dos espanhóis, sabe como? Telefônica que o diga! Resolveu, ainda, o problema de uma emissora de televisão, sabe como? Não. Respondo: fraude do BNDES!

Então, vem um metalúrgico, com um notório aleijão, sem diploma universitário (mais proporcionando a muitos, inclusive eu de poder estudar em uma boa universidade) e, como num passe de mágica, ganha notoriedade não só no Brasil, mas, sim, no mundo! Para alegria de muitos e, para infelicidade de uma minoria conservadora, incluindo nesse rol, alguns professores aqui de minha universidade – digo, onde estudo – que, em matérias específicas, são mestres e doutores. Mas, quando o assunto é sensibilidade humana, revelam-se completamente ignorantes. Não me surpreendo. Não se pode esperar muita coisa de quem chega comentar, durante aula, sobre o “BBB.”

Muitos questionam-se: como pode isso? Qual a essência desse governo? Detalhe: com boa parte da imprensa jogando contra! Certo é que o sucesso do governo do Presidente Lula consiste em dois fatos, quais sejam: primeiro, governa para os que o elegeram; segundo, humildade.

Diferentemente de outros que governaram para uma minoria privilegiada. Agradeço a Deus pelo fato de que, hoje, no Brasil, rede globo e seus asseclas não elegem mais presidente. Uma coisa é certa: continuam tentando.

Os intelectuais de plantão dizem que esse governo ganhou popularidade devido ao fato de que os pobres, miseráveis e os analfabetos não souberam escolher. Vou fazer uma revelação: incluo-me entre eles!

Finalizando, faço minha as palavras do Presidente, em discurso que, para variar, alvo de muitas críticas da imprensa golpista e seus intelectuais de plantão.

Disse ele que “universidade dá conhecimento, inteligência é outra coisa.”

Nota: esse espaço é democrático, assim sendo há lugar para críticas e sugestões, desde que respeitado o que diz Carta Política em seu art. 5º, IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

Um comentário:

Rosivaldo disse...

Acho que você tem toda razão, Nilton.
Um senhor conhecido meu que há anos bradava contra o presidente. E até hoje é assinante da Veja. Engraçado que semana passada me surpreendi com um comentário dele, dizendo que o Presidente tinha um monte de defeitos (só conseguiu nominar dois: mensalão e a existência do PT, segundo ele), mas tinha feito um grande governo. Interessante, que toda vez que ele reconhecia os méritos, tinha que vir acompanhando de um xingamento: "aquele F.d.P realmente é muito inteligente", "esperava que o governo dele fosse terrível. Mas não é que o F.d.P. surpreendeu todo mundo e fez o melhor governo pós-revolução?" (a que chamo pós-ditadura).
Escrevi sobre o assunto também:
http://rosivaldotoscano.blogspot.com/2010/05/estranhamento-preconceito-e-orgulho-de.html

Abraço.