“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



sábado, 5 de junho de 2010

São apenas observações

Agora um pouco mais tranquilo em razão de ter acabado as provas e iniciado as férias, tive mais tempo para fazer algumas observações nessa minha transitória caminhada como acadêmico de Direito. Dentre esse dois anos e meio em que prazerosamente estou estudando, alguns fatos têm-se tornado cada dia mais conflitantes para mim.

A saber: nas minhas observações constatei que seria melhor se tivéssemos, em volta da faculdade, várias bibliotecas, mas não é isso que acontece, pelo menos aqui. Ao invés disso, bares na frente, dos lados, no fundo bares... bares... e mais bares! Não que eu seja contra esse tipo de comércio, pelo contrário, sou completamente a favor. Sou contra as atitudes irracionais por parte daqueles que, futuramente, serão os advogados..., médicos..., dentistas..., agrônomos... etc.

Como vivemos em um sistema capitalista, os abusos (venda e consumo de bebidas, estou sendo despretensioso!) acontecem, principalmente, no portão da faculdade. Além disso, são vários convites distribuídos para bailes, churrasco, festa à fantasia – detalhe: as festas são promovidas de segunda a segunda -, semanalmente, ao som ensurdecedor, dos carros dos alunos, aliados a muita bebida. Não é brincadeira não. A coisa é grave!

Posso até ser chamado de “conservador”, o que, para mim, não seria novidade e nem me causaria qualquer tipo de constrangimento. Pode ser que alguém diga: “preocupação em demasia com a vida alheia é coisa de pessoas medíocres!” E realmente é. Aí eu pergunto: e a sociedade? Como fica com a avalanche de maus profissionais lançados no mercado de trabalho? Talvez alguém diga: Ah, nesse caso o mercado seleciona. Concordo. No entanto, até haver essa seleção, a sociedade quem deve arcar com isso. É justo?

Com fulcro na Carta Política de 1988, Título VIII – Da Ordem Social, Capítulo III, Seção I vem com a seguinte redação:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (os grifos são meus)

“Colaboração da sociedade!” Importantíssima essa informação, não acham?

Na sala de aula os colegas dizem que eu sou contra o consumo de bebidas alcoólicas e que sou extremista. Isso é normal em uma sociedade onde os valores estão invertidos. Não sou contra. Sou da opinião de que cada um deve consultar sua consciência e fazer o que lhes perecer melhor. Lamentavelmente, esse melhor para muitos tem prejudicado pessoas que, ingenuamente, tem depositado confiança em futuros profissionais que mais tem valorizado a formatura e não se preocupam com a formação.

Ao final do curso, alguns irão se conformar não com o diploma, mas sim com um atestado de cirrose. E a sociedade oh!!!

São apenas observações...


Nenhum comentário: