“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



terça-feira, 15 de junho de 2010

Direito das vuvuzelas

Por meio dessa copa, o povo africano tem mostrado ao mundo sua alegria. Algo que o mundo não conhecia. Muitos, lembram-se desse povo sofrido somente para explorarem suas riquezas. De outro lado, eles, para alegrarem as partidas, comparecem em grade número praticamente em todos os jogos. Contagiam todos antes mesmo de chegarem aos estádios. Só que, cada um, traz consigo nada mais nada menos que "elas", as vuvuzelas. Entre os jogadores há os que criticam (Messi) e os que defendem (Cristiano Ronaldo).

Ocorre que em razão do barulho ensurdecedor que elas provocam, a FIFA, recentemente, cogitou a ideia de vetar sua entrada aos estádios. Caso isso ocorra, não estaríamos prestes de presenciar uma guerra? Além de, externando minha humilde opinião, tirar o brilho dessa festa. Muito embora reconheça que o interesse coletivo tem total preferência. Nesse sentido, não há que se questionar. Mas, só essa vez! Afinal de contas..., elas também têm o direito de se mostrarem ao mundo.

Diante disso, resolvi fazer uma enquete com os que estavam próximo a mim no momento dessa postagem, ou seja, eu, Luciane (esposa), meus dois filhos e meu cunhado. Resultado: 4 votos pela permanência das vuvuzelas e 1 contra (segredo: é que a Luciane não gosta de barulho).

Assim, como o blog é democrático (quando eu quero! Brincadeira.), vou pedir que os colegas que quiserem participar dessa enquete aceitem a única condição: “quem for favorável à permanência das vuvuzelas, favor manifestem-se. Os contrários, calem-se para sempre!” Háhaha.


Um comentário:

disse...

É como se tirassem a farinha ou Maizena do carnaval mela mela de Aracati, tirassem o pandero do samba ou o triângulo do forró. É a cultura deles, a forma com que eles comemoram, nós estamos no "habitat" deles e vamos querer interferir? Muito obrigada por sua visita lá no Blog, volte quando quiser.