“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Conviver com as diferenças e traído pelo próprio sentimento.....

O motivo ensejador que me fez refletir sobre as diversidades de personalidades foi o fato que presenciei, mais uma vez, nos bancos acadêmicos a síndrome “DO EU SOU, EU SEI, JÁ ME CONSIDERO MINISTRO”. Espírito de pigmeu! Desconformidade, disparidade, desarmonia etc. Essas são somente algumas características que distingue uma espécie de outras do mesmo gênero; diferença específica.

Por outro lado, característica marcante dos homens (mulheres) de honra é a humildade. Com inúmeras mudanças ocorridas no quadro de professores aqui da faculdade, veio nos honrar com seus conhecimentos certo professor que, por motivos particulares, não vou revelar seu nome.

Ocorre que esse professor, na primeira aula, disse que não atuava na área para qual foi designado. Mas que não mediria esforços para nos passar o melhor conteúdo. Isso foi o suficiente para que o celeuma se tornasse perceptível até mesmo por aquelas pessoas com problemas auditivos.    

Esse celeuma chegou até o conhecimento da coordenadoria do curso de Direito e assim o professor foi advertido. Os colegas se acharam no direito de representar contra o professor. O que eu tenho a dizer sobre isso: não posso intervir. Tenho e sou convicto de que tenho que fazer um curso intensivo para aprender a viver com tanta diferença.

Pensei, sim, que sabia conviver, principalmente, com pessoas arrogantes e, muito mais com os MINISTROS que estudam comigo. Fui traído por mim mesmo. O professor, com toda humildade, não entrou em pormenores do caso. Visto que ele tinha outras preocupações para aquele momento.

Veja bem: estou a falar da aula que ocorreu dia 24/8 e na manhã seguinte, o professor, estaria defendendo sua tese de doutorado na USP/Marília e, generosamente, fez o convite para que os alunos comparecessem para prestigiá-lo.  



Vou parar essa postagem por aqui pois estou sem condições psicológicas para continuá-la e risco de se tornar um desabafo ainda maior é iminente...


Um comentário:

Ivana Lima Regis disse...

Oi, Nilton! O post também poderia se chamar "vivendo e aprendendo"... É isso aí. Ah! Também gostei da foto (me deu um nervoso danado!!). Onde vc achou? Bjim