“A justiça sustenta numa das mãos a balança que pesa o direito, e na outra, a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito” - Rudolf Von Ihering



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Fora de pauta

Meu retorno às aulas foi marcado por muitas novidades. Além do reencontro com os amigos outro ponto foi marcante nessa primeira aula após férias. Trata-se da inclusão da matéria de “Ética geral e das profissões jurídicas.” Nos foi passado a Ementa e, entre os tópicos que serão trabalhados, um, dentre esses, muito me chamou a atenção: construção da imagem do profissional da área jurídica.

Não compete a mim entoar comentários levianos, mas, esse tema deveria, no mínimo, ser objeto de um minucioso estudo por parte dos especialistas da área e, assim, após concluírem, retornarem para tentar, pelo menos, orientar muitos aqui nessa faculdade. Embora isso seja algo subjetivo, aqui, essa imagem já foi construída logo após a aprovação no vestibular.

Assim, profissionais que cuidam de comportamentos dessa natureza (psicólogos, psiquiatras, psicanalistas etc...), teriam outra forma de mostrarem seus conhecimentos, além de contribuírem na formação de bacharéis em Direito – estou me referindo, para ser preciso, aos futuros e que eu faço parte –, poderiam sugerir uma porcentagem pequena de sensibilidade humana e menos egocentrismo.

Dentro de minha visão particular do Universo entendo que essa imagem (objeto em comento são nós, os acadêmicos!) deve ser construída de maneira singela, progressiva e não excessiva.

Se for para contrariar a forma do parágrafo anterior, para esse eterno aprendiz, que sou adepto à linha da humildade (em todos os sentidos) intelectual, isso está fora de pauta.

Essas são minhas impressões.

 

Nenhum comentário: